1 frase 1 desenho

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Retiro de Diários Gráficos - Casa Velha

Sabe bem desenhar e desenhar a reflectir com pequenos textos de apoio, sabe muito bem. Ambas as coisas são para mim uma ajuda enorme para saborear a vida, por dentro, sobretudo as pequenas coisas que passam e que desaparecem rapidamente no emaranhado do dia-a-dia.

O desafio do meu amigo Mário Linhares veio acrescentar qualidade de vida à minha vida, unindo, ligando o desenho e a oração - O Espiritual no Desenho. ( http://hakunamatatayeto.blogspot.pt/2014/09/retiro-de-diarios-graficos.html)

Nos dias 24 a 26 de Outubro de 2014, estive com um grupo de desenhadores, retirados, na Casa Velha. Aí, nesse lugar onde tudo é acolhedor, pessoas, natureza, espaço físico, ... encontramos os meios para desenhar e rezar com muita naturalidade. (http://casavelha.org/)

Um dos primeiros momentos propostos foi o desafio ao despojamento. Não usar os materiais habituais para desenhar, usar o que a natureza nos oferecia naquele lugar... deixar tudo e levar apenas o caderno... fiquei logo em apuros, mas a resposta veio a seguir.

A primeira página do meu caderno é esta - com a cor da terra.
A palavra vem do evangelho de São Lucas - " NÃO VOS INQUIETEIS".

"Confiança na Providência - 22Em seguida, disse aos discípulos: «É por isso que vos digo: Não vos preocupeis quanto à vossa vida, com o que haveis de comer, nem quanto ao vosso corpo, com o que haveis de vestir; 23pois a vida é mais que o alimento, e o corpo mais que o vestuário.24Reparai nos corvos: não semeiam nem colhem, não têm despensa nem celeiro, e Deus alimenta-os. Quanto mais não valeis vós do que as aves! 25E quem de vós, pelo facto de se inquietar, pode acrescentar um côvado à extensão da sua vida? 26Se nem as mínimas coisas podeis fazer, porque vos preocupais com as restantes?


27Reparai nos lírios, como crescem! Não trabalham nem fiam; pois Eu digo-vos: Nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. 28Se Deus veste assim a erva, que hoje está no campo e amanhã é lançada no fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé!
29Não vos inquieteis com o que haveis de comer ou beber, nem andeis ansiosos, 30pois as pessoas do mundo é que andam à procura de todas estas coisas; mas o vosso Pai sabe que tendes necessidade delas. 31Procurai, antes, o seu Reino, e o resto vos será dado por acréscimo. 32Não temais, pequenino rebanho, porque aprouve ao vosso Pai dar-vos o Reino.»"
 
 





Desenho do meu colega arquitecto, amigo e padre Nuno Branco s.j., durante o serão passado em agradável conversa e desenhos.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário